quarta-feira, 28 de abril de 2010

Briófitas

É o grupo formado basicamente por musgos, plantas de pequeno porte que vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido,formadas por um gametófito e um esporófito, seu pequeno porte é justificado pela ausência de vasos condutores de ceiva, ou seja, porque são avasculares, o transporte de substâncias é feito por difusão. A reprodução é feita a partir de um ciclo haplodiplobionte, onde existem duas gerações, uma haplóide (gametófito) e uma diplóide (esporófito). No caso das briófitas, a geração duradoura é o gametófito e a pouco duradoura é o esporófito que é dependente do gametófito. O ciclo reprodutor das briófitas inicia no esporângeo (que fica no esporófito), onde ocorre a produção de esporos por meiose. Esses esporos são liberados no meio e germinam, gerando gametófitos masculinos e femininos que fecundam um com o outro. A fecundação ocorre quando os anterozóides (gametas masculinos) transportados pela água do ambiente atingem os arquegônios (gametas femininos) na oosfera, o embrião formado por essa fecundação se desenvolverá em um novo esporófito.



Observações da visita ao Parque das Araucárias:
O Parque das Araucárias é um local de conservação da mata nativa encontrada no Paraná, que é a Ambrofila Mista, foi fundado em 1981, e cobre uma área de 104 hectares.
Na visita ao parque observamos diversas briófitas, principalmente em troncos de árvores, em algumas pudemos observar e diferenciar seus gametófitos e seus esporófitos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Angiospermas monocotiledoneas :)


Angiospermas monocotiledôneas convivemos com elas no nosso dia a dia, mas poucos percebem isso e queremos explicar isso para não lhe restar duvidas.Pra começar devemos explicar primeiro o que é angiosperma; representa o grupo mais variado em numero de espécies do reino plantae. Elas possuem: raiz, caule, flor, semente, fruto e folhas, ou seja, fazem parte desse grupo todas as plantas que possuem flores e frutos, essas se dividem em dois grupos, monocotiledôneas e dicotiledôneas.O que é monocotiledônea; elas possuem folhas com nervuras paralelas, raiz fasciculada, não possuem troncos, tem um cotilédone somente, sua flor é trímera (organizadas com base no número 3). Juntando essas características podemos visar uma angiosperma monocotiledônea alguns exemplos são; milho, orquídea, coqueiro, trigo, arroz,grama e etc.E você poderá ver fotos delas para ter uma conotação mais completa de como elas são.

Grupo: Mônica,keitty,Elissa,Elana e Ivana.




terça-feira, 20 de abril de 2010

Angiospermas Monocotiledonêas

Angiospermas monocotiledôneas convivemos com elas no nosso dia a dia, mas poucos percebem isso e queremos explicar isso para não lhe restar duvidas.
Pra começar devemos explicar primeiro o que é angiosperma; representa o grupo mais variado em numero de espécies do reino plantae. Elas possuem: raiz, caule, flor, semente, fruto e folhas, ou seja, fazem parte desse grupo todas as plantas que possuem flores e frutos, essas se dividem em dois grupos, monocotiledôneas e dicotiledôneas.
O que é monocotiledônea; elas possuem folhas com nervuras paralelas, raiz fasciculada, não possuem troncos, tem um cotilédone somente, sua flor é trímera (organizadas com base no número 3). Juntando essas características podemos visar uma angiosperma monocotiledônea alguns exemplos são; milho, orquídea, coqueiro, trigo, arroz,grama e etc.
E você poderá ver fotos delas para ter uma conotação mais completa de como elas são.

Angimnosperma Dicotiledônea

Uma angiosperma possui vasos condutores como as pteridófitas e as gimnospermas, mas ela se diferencia por possuir flores, frutos e sementes.

O fruto protege a semente e ajuda na sua dispersão.













Limoeiro: uma angiosperma dicotiledônea;


Uma flor possui quatro componentes:
• Cálice = conjunto de sépalas;
• Corola = conjunto de pétalas. No caso de uma dicotiledônea as pétalas são organizadas na base do número 5, ou seja, são pentâmeras;
• Androceu = conjunto de estames, onde cada um é composto por um filete e uma antera
• Gineceu = conjunto de pistilos, onde cada um é composto de estigma, estilete e ovário que protege o óvulo no seu interior














Flor pentâmera: organizada na base 5.

Para acontecer fecundação é preciso que o pólen seja levados por um agente polinizador como insetos, morcegos e até o vento para o estigma.

Depois da fecunação, o óvulo de converte em semente e o ovários em fruto.

















Guabiroba

Uma semente dicotiledônea se diferencia de uma monocotiledônea por possuir dois cotilédones; já uma raiz dicotiledônea possui uma raiz axial, ou seja, tem um eixo central de onde saem outras raízes. A folha reticulinérvea possui nervuras com disposição em forma de rede, por isso é dicotiledônea, enquanto a monocotiledônea possui nervuras paralelas.
Folha Reticulinérvea
Alunos: Gabriel, Lucas, Vinicius, Rafael, Felipe, João Paulo.

Fungos: apodrecem quase tudo

Se você comer uma fatia de pão de forma embolorado, ele vai lhe fazer mal ?

O bolor que cresce no pão representa apenas a parte visível do corpo de um fungo, que é um dos componentes de um grupo atualmente muito numeroso, formado por cerca de 70 mil espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.Para responder a pergunta acima, você precisa conhecer alguns aspectos da biologia dos fungos.


Como vivem os fungos ?

A maioria dos fungos vive sobre restos orgânicos que se acumulam no solo das florestas ou sobre outras substâncias de origem orgânica (como pães, queijos, frutas e alimentos em geral), sendo por isso classificada como saprófita. Alguns fungos são parasitas de animais (incluindo o ser humano) ou vegetais. Os fungos tiram seu alimento do meio em que vivem, o qual é absorvido diretamente pelas células que formam seus filamentos constituintes, denominados hifas. Um conjunto de hifas forma um micélio.

Os fungos mais conhecidos são os bolores (do pão e das frutas, entre outros) e os que têm seus corpos de frutificação (estruturas relacionadas à reprodução) com a forma de cogumelos (champignon ou Lactrius delicius). Diversos cogumelos, por serem comestíveis, são cultivados e muito apreciados, mas também há tipos venenosos que provocam intoxicações e podem levar à morte quando ingerido.

Vejam as fotos que tiramos de FUNGOS no Parque das Araucárias :









Aqui vai um vídeo-dica sobre fungos para você entender melhor :

http://www.youtube.com/watch?v=WnL8IupmIeM .


Alunas: Alana, Brenda, Letícia, Maria Gabriela, Thairine e Thalita.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parque das Araucárias

PARQUE DAS ARAUCÁRIAS


· O parque foi fundado em 1981;

· Área de 104 hectares;

· Proteção ambiental;

· Ombrófila mista.


GIMNOSPERMA

· Grande Porte (Pinheiros, pinos e sequoias);



· Tecido condutor

· Pinos são hermafroditas;

· Poucas de pequeno porte;

· Folhas verdes parecidas com agulhas, escamas ou amplas;

· Produtoras de sementes nuas, ou seja, desprotegidas de fruto;





· Produtoras de sementes nuas, ou seja, desprotegidas de fruto;

· Alternância de geração > fase dominante: esporófito diplóide;



Estróbilo feminino: pinha


























Estróbilo masculino: forma de “banana”

























· Pinha amadurece depois de três anos;

· Estróbilo masculino > libera pólen alcançando até 200 metros através do vento e das chuvas, assim ocorre a fecundação;

· Reprodução sexuada;


















Pinheiro Macho:















Pinheiro Fêmea














· Sequoia e pino são exóticos.




Alunas: Eloisa, Fernanda, Pamela e Patricia.

O Parque das Araucárias

O parque municipal foi criado em 1 de junho de 1991 , tem uma área de 104 hectares. Representa a vegetação da região , floresta com araucárias

( floresta obrófila mistas ).

A visita foi muito proveitosa podemos observar as gimnospermas, fungos ,angiospermas ,pteridófitas, briófitas , as quais estudamos em sala.




Pteridófitas

As pteridófitas são plantas com tecido condutor, ou seja, vasculares, não possuem frutos, semente e flores. São em encontradas tanto em ambientes terrestres como em aquáticos.
Sua geração duradoura é o esporófito, o ciclo reprodutivo e haplodiplobionte.
Ex: samambaia e avenca

Na visita ao parque das Araucárias , observamos alguns exemplos de pteridófitas como o xaxim , samambaias e um tipo de pteridófita aquática.


Xaxim .

A pteridófita aquática observada no parque continha nas folhas um tipo de pelos o que faz que ela não afundem na água


Nas pteridofitas a época em que a planta esta em fase reprodutiva ela apresenta soros (pontinhos na imagem abaixo ).


Artigo de : Carina Goldoni , Gabrielle Mino , Marina Baldissera R ., Marcos Baldissera , Luiz Fernando Rosa e Gilson Amaral