quarta-feira, 28 de abril de 2010

Briófitas

É o grupo formado basicamente por musgos, plantas de pequeno porte que vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido,formadas por um gametófito e um esporófito, seu pequeno porte é justificado pela ausência de vasos condutores de ceiva, ou seja, porque são avasculares, o transporte de substâncias é feito por difusão. A reprodução é feita a partir de um ciclo haplodiplobionte, onde existem duas gerações, uma haplóide (gametófito) e uma diplóide (esporófito). No caso das briófitas, a geração duradoura é o gametófito e a pouco duradoura é o esporófito que é dependente do gametófito. O ciclo reprodutor das briófitas inicia no esporângeo (que fica no esporófito), onde ocorre a produção de esporos por meiose. Esses esporos são liberados no meio e germinam, gerando gametófitos masculinos e femininos que fecundam um com o outro. A fecundação ocorre quando os anterozóides (gametas masculinos) transportados pela água do ambiente atingem os arquegônios (gametas femininos) na oosfera, o embrião formado por essa fecundação se desenvolverá em um novo esporófito.



Observações da visita ao Parque das Araucárias:
O Parque das Araucárias é um local de conservação da mata nativa encontrada no Paraná, que é a Ambrofila Mista, foi fundado em 1981, e cobre uma área de 104 hectares.
Na visita ao parque observamos diversas briófitas, principalmente em troncos de árvores, em algumas pudemos observar e diferenciar seus gametófitos e seus esporófitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário