terça-feira, 20 de abril de 2010

Fungos: apodrecem quase tudo

Se você comer uma fatia de pão de forma embolorado, ele vai lhe fazer mal ?

O bolor que cresce no pão representa apenas a parte visível do corpo de um fungo, que é um dos componentes de um grupo atualmente muito numeroso, formado por cerca de 70 mil espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.Para responder a pergunta acima, você precisa conhecer alguns aspectos da biologia dos fungos.


Como vivem os fungos ?

A maioria dos fungos vive sobre restos orgânicos que se acumulam no solo das florestas ou sobre outras substâncias de origem orgânica (como pães, queijos, frutas e alimentos em geral), sendo por isso classificada como saprófita. Alguns fungos são parasitas de animais (incluindo o ser humano) ou vegetais. Os fungos tiram seu alimento do meio em que vivem, o qual é absorvido diretamente pelas células que formam seus filamentos constituintes, denominados hifas. Um conjunto de hifas forma um micélio.

Os fungos mais conhecidos são os bolores (do pão e das frutas, entre outros) e os que têm seus corpos de frutificação (estruturas relacionadas à reprodução) com a forma de cogumelos (champignon ou Lactrius delicius). Diversos cogumelos, por serem comestíveis, são cultivados e muito apreciados, mas também há tipos venenosos que provocam intoxicações e podem levar à morte quando ingerido.

Vejam as fotos que tiramos de FUNGOS no Parque das Araucárias :









Aqui vai um vídeo-dica sobre fungos para você entender melhor :

http://www.youtube.com/watch?v=WnL8IupmIeM .


Alunas: Alana, Brenda, Letícia, Maria Gabriela, Thairine e Thalita.

8 comentários:

  1. Quem sao os alunos do grupo dos fungos???

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito interresante esse trabalho ! Aprendi muito com o pesquisa . Obrigado !

    ResponderExcluir
  3. muito bom o trabalho, muito impressionante, eu por exemplo, nao sabia que quando tem bolor no pao, nao se pode comer :S
    me ensinou muuita coisa!

    ResponderExcluir
  4. o video-dica é muuito bom, explica melhor sobre o assunto, me ajudou e compreender mai s sobre o assunto, complementou o trabalho, que por sinal está super bom tambem. Parabéns as alunas! :D

    ResponderExcluir